Recentemente, uma notícia envolvendo o filho dos apresentadores de televisão Luciano Huck e Angélica teve repercussão nacional.

Benício, de 11 anos de idade, sofreu um traumatismo craniano.

Enquanto o menino praticava wakeboard na baía da Ilha Grande, área turística no sul do estado do Rio de Janeiro.

Devido ao impacto da prancha em sua cabeça, o garoto teve que ser submetido a uma neurocirurgia de urgência. Foi atendido e operado por um neurocirurgião pediátrico.

Mas... o que é a Neurocirurgia Pediátrica?

Se a sua criança tem um problema cirúrgico comprometendo o sistema nervoso (cérebro ou medula), o neurocirurgião pediátrico é o profissional mais capacitado para tratá-lo.
As enfermidades neurocirúrgicas vistas pelos neurocirurgião pediátrico são muito diferentes daquelas comumente atendidas pelo neurocirurgião geral. O treinamento específico na área e o conhecimento das doenças pediátricas são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento, além de um relacionamento adequado com os familiares. 
Crianças e adolescentes jamais devem ser tratados como “adultos pequenos”, pois apresentam particularidades e cuidados específicos.

Qual é o tipo de treinamento que o Neurocirurgião  Pediátrico deve ter?

Os neurocirurgiões pediátricos são médicos e possuem a seguinte formação:
- Graduação em Medicina (6 anos);

- Residência médica em Neurocirurgia Geral (5 anos);

- Título de especialista em Neurocirurgia (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia  - SBN e/ou Ministério Educação – MEC);

- Treinamento e especialização específicos em Neurocirurgia Pediátrica em serviços de grande porte no Brasil e/ou no Exterior. A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica recomenda pelo menos 6 (seis) meses de treinamento intensivo e, no mínimo 45 neurocirurgias pediátricas / ano;

- Participação em cursos, congressos dentro da área de Neurocirurgia Pediátrica;

- publicações científicas e apresentações regulares em eventos dentro da área;

Quais são os problemas tratados pelo Neurocirurgião Pediátrico? 

Neurocirurgia Pediátrica é uma especialidade neurocirúrgica que trata de doenças neurológicas congênitas e adquiridas na infância.
As cirurgias neurológicas em crianças são delicadas e há risco relacionado ao sangramento, pois a criança tem as estruturas do sistema nervoso ainda em desenvolvimento e tem um volume sanguíneo corpóreo restrito.

Em geral, as principais doenças neurocirúrgicas tratadas pelo neurocirurgião pediátrico de forma isolada ou em parceria com outras áreas incluem:

  • Deformidades craniofaciais (craniossinostoses, displasias);
  • Deformidades da coluna vertebral;
  • Traumatismos craniencefálico, raquimedulares e dos nervos periféricos;
  • Anormalidades da marcha (espasticidade);
  • Doenças congênitas, tais como a hidrocefalia, mielomeningocele, cistos, entre outros;
  • Tumores cerebrais, raquimedulares e dos nervos periféricos;
  • Anomalias vasculares, tais como malformação artério-venosa, aneurismas cerebrais, cavernomas;
  • Neurocirurgia funcional para tratamento de doenças do sistema nervoso central 

Onde você pode encontrar um neurocirurgião pediátrico? 

Entre em contato com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica  - SBN-Ped para que possamos indicar um profissional mais próximo e capacitado. 
A SBN-Ped possui uma lista de membros certificados pela SBN, com atuação em Neurocirurgia Pediátrica.

Cuidar de sua criança…

Crianças não são adultos pequenos! A percepção e a cooperação com história clínica e com exames físico e neurológico não são as mesmas quando atendemos um adulto. O treinamento específico na área possibilita que o neurocirurgião pediátrico possa reconhecer alterações e antecipar medidas minimizando os efeitos de doenças graves. A relação com os responsáveis pela criança deve ser de extrema relevância, respeitosa e pautada na confiança, para que os objetivos sejam alcançados.

É importante que o neurocirurgião pediátrico tenha suporte em hospitais capacitados para o acolhimento da sua criança, através de unidades específicas pediátricas. É comum o neurocirurgião pediátrico trabalhar em equipes multidisciplinares, possibilitando assim uma integração completa no tratamento da criança ou do adolescente.

Para encontrar um neurocirurgião pediátrico clique aqui: www.sbnped.com.br

 

Por : Dr. Ricardo Santos de Oliveira (CRM 81527)
Presidente SBN-Ped 2019-2021