O desafio de compilar um livro sobre neurocirurgia pediátrica nos motivou a desempenhar a tarefa árdua de escrever e organizar um trabalho que representasse a importância da neurocirurgia pediátrica nos contextos nacional e internacional.

A idéia surgiu a fim de procurarmos diversos profissionais que representassem a excelência nos diferentes campos que envolvem a nossa especialidade, permitindo que compartilhassem a sua experiência pessoal aliada à literatura internacional, para viabilizarem “dicas e armadilhas” em cada capítulo, ou seja, “o pulo do gato”!
Diante deste quadro, um dos objetivos centrais da concepção deste livro foi a criação de um “ambiente de aprendizado” bem estruturado para o leitor. Para alcançar este objetivo, a escolha cuidadosa dos tópicos foi muito importante. Os tópicos permitem estabelecer conexões importantes para a atividade clínica no campo da neurocirurgia pediátrica.

A linguagem técnica, atual e única dos capítulos orienta o leitor de maneira clara e concisa sobre os vários aspectos da #neurocirurgia pediátrica, desde sua história até as perspectivas futuras, distribuídos em 42 capítulos.
O resultado final obtido pode ser um excelente guia para jovens neurocirurgiões, residentes e colegas de áreas afins, com interesse nesta fascinante especialidade que é a neurocirurgia pediátrica.

https://www.sbnped.com.br/index.php/pt/publicacoes/113-neurocirurgia-pediatrica-fundamentos-e-estrategias


Ricardo Santos de Oliveira, MD, Ph.D
Livre-Docente FMRP, USP
Médico Assistente de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP-USP
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia -SBN
Doutor e Pós-doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP - USP
Especialização em Neurocirurgia - HCFMRP-USP
Clinical fellowship em Neurocirurgia Pediátrica - Hôpital Necker-Enfants Malades – Paris – França