A forma mais comum de dor crônica nos dias de hoje é a dor lombar. A grande maioria dos casos podem ser resolvidos com tratamento medicamentoso, mudanças de hábito de vida, perda de peso e reabilitação, como falamos anteriormente.
No entanto, muitas vezes se faz necessário o uso de métodos minimamente invasivos para alívio da dor. Os chamados bloqueios (ex. radiculares, facetários ou de nervos periféricos) podem ser utilizados para diagnóstico ou tratamento da dor, em casos específicos. Esses procedimentos visam o alívio da dor e são realizados em ambiente de centro cirúrgico, com técnica asséptica e via de regra, guiados por imagem (ex. raio-x, ultrassom ou tomografia computadorizada). A mesma técnica pode ser utilizada no tratamento da dor crônica da coluna cervical e torácica. O procedimento consiste em levar a medicação diretamente ao local de origem da dor na coluna, com resposta analgésica mais rápida e menos efeitos colaterais sistêmicos. Os bloqueios podem ser úteis tanto para diagnostico como para tratamento de determinados tipos de dor. Em casos selecionados de dor de origem facetária (articulação da coluna), pode-se também empregar a ablação por radiofrequência, uma técnica parecida com o bloqueio, porém com efeito mais prolongado.
Imagem ilustrativa de um procedimento para tratamento da dor crônica da coluna lombar com bloqueio ou ablação por radiofrequência
Luciano Furlanetti, MD, PhD, FEBNS
Texto originalmente publicado: https://neurofurlanetti.com/