"Tenho feito fisioterapia, mas dormir é muito difícil. Coloquei vários parafusos e uma contenção. A dor que eu sinto agora é pior que antes da cirurgia."

Definitivamente isso não é normal e deve ser investigado. As cirurgias de fixação da coluna lombar normalmente têm como objetivo dar estabilidade para aquela região operada, ou seja, evitar que as vértebras (ossos) onde foram colocados os parafusos movam entre si. Mesmo em cirurgias de grande porte, depois de passado o período de cicatrização da ferida operatória, que leva por volta de duas semanas, os pacientes já não costumam mais sentir dor relacionada à cirurgia.

Vou citar aqui algumas das principais causas de dor prolongada após cirurgia da coluna:

Imobilidade: esta é provavelmente a causa mais comum de dor. Muitos pacientes permanecem pouco móveis durante as primeiras semanas de pós-operatório, devido a dor na região da ferida operatória ou mesmo devido ao porte da cirurgia. Articulações, músculos e ligamentos do corpo necessitam de movimento para se manterem saudáveis. Quando ficamos muito parados estas estruturas sofrem mudanças radicais. Pasmem, os músculos chegam a perder até 40% da força e do volume durante uma semana de repouso absoluto, em pacientes acamados! Portanto, longos períodos de convalescença e inatividade, podem fazer a volta às atividades mais difícil e dolorosa.

Dor sacroilíaca: outra causa bastante comum de dor no pós-operatório de cirurgia de coluna, principalmente da região lombar, é a inflamação das articulações sacroilíacas (chamada sacroileíte). Neste caso, o maior incomodo aparece ao ficar muito tempo sentado, em pé ou nas mudanças de posição. A região sacroilíaca (bem embaixo na coluna, próximo ao quadril) pode inclusive ficar bastante sensível ao toque. Várias são as possíveis causas da sacroileíte, sendo que medicação analgésica, reabilitação e por vezes um bloqueio local com anestésicos e anti-inflamatórios aliviam os sintomas possibilitando a reabilitação.

Problemas com os implantes: soltura, quebra ou mal posicionamento dos implantes podem acontecer neste tipo de cirurgia. Estes certamente podem ser causadores de dor pós-operatória e devem ser investigados.

Inflamação e/ou Infecção (chamada discite) pós-operatória: infecção também pode ser um causador de dor em pacientes submetidos a cirurgia de coluna, principalmente naqueles que foram submetidos à cirurgia envolvendo o uso de próteses (hastes e parafusos). Nesse caso, a dor pode aparecer já nas primeiras semanas de pós-operatório ou até mesmo meses após. Dor forte na região operada, problemas de cicatrização com a ferida operatória, febre e/ou piora neurológica (diminuição das forças nas pernas, perda do controle da urina) são sinais de alerta. Esse tipo de infecção é potencialmente grave e deve ser tratada. Portanto, neste caso, procure um médico especialista em coluna imediatamente!

Luciano Furlanetti, MD, PhD, FEBNS

Texto originalmente publicado: https://neurofurlanetti.com/